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Este repositório encontra-se um compilado de materiais didáticos sobre pensamento computacional, metodologias ativas e ferramentas digitais que enriquecerá seu conhecimento, para ampliar a prática pedagógico no ensino de matemática com um planejamento estruturado integrando o Pensamento Computacional no Ensino da Matemática. 

Pensamento Computacional 

Atualizações constantes sobre a Computação no ensino básico através de documentos oficiais, teses, dissertações, artigos e links direcionados você encontra no https://www.computacional.com.br , site desenvolvido pelo Christian Brackmann.

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CSunplugged Classic desenvolvido por Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows da University of Canterbury, Nova Zelândia, e disponibilizado sob licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.

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Uma oficina https://www.youtube.com/watch?v=nFI5RKQVVMs realizada com os alunos do PIBID/Matemática da Universidade Federal Fluminense. A oficina também foi oferecida para professores na abertura do ano letivo das escolas católicas de Niterói. 

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Documento complementar de Computação na Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file

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Metodologias Ativas 

Guia prático de utilização de Metodologias Ativas http://www2.ugb.edu.br/Arquivossite/Editora/pdfdoc/Guia_De_Metodologias_Ativas.pdf , material claro que especifica todas as metodologias classificadas como um método ativo de ensino e aprendizagem.

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Diferentes abordagens e aplicações de metodologias ativas no livro 

https://editoranaraiz.wordpress.com/2021/03/23/metodologias_ativas/

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Live do professor José Moran com o propósito de ser uma introdução às metodologias e alguns exemplos de como estão sendo utilizadas por professores na Educação Básica com apoio das tecnologias. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Yyl62cP67Vo.

Ferramentas Digitais de programação 

Estes endereços correspondem a ferramentas digitais que possibilita o desenvolvimento de algoritmos e o pensamento lógico - matemático em linguagens de programação por bloco ou orientado a objeto.

 

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http://lite.acad.univali.br/portugol/ 

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https://compute-it.toxicode.fr

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https://blockly.games

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https://python.org.br

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https://scratch.mit.edu/ideas

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https://www.robomindacademy.com/robomind/home

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https://education.lego.com/pt-br/lessons/ev3-robot-trainer

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https://jupyter.org/try-jupyter/lab/

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https://makecode.microbit.org/#editor

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