Este repositório encontra-se um compilado de materiais didáticos sobre pensamento computacional, metodologias ativas e ferramentas digitais que enriquecerá seu conhecimento, para ampliar a prática pedagógico no ensino de matemática com um planejamento estruturado integrando o Pensamento Computacional no Ensino da Matemática.
Pensamento Computacional
Atualizações constantes sobre a Computação no ensino básico através de documentos oficiais, teses, dissertações, artigos e links direcionados você encontra no https://www.computacional.com.br , site desenvolvido pelo Christian Brackmann.
​
​
CSunplugged Classic desenvolvido por Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows da University of Canterbury, Nova Zelândia, e disponibilizado sob licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.
​
​
Uma oficina https://www.youtube.com/watch?v=nFI5RKQVVMs realizada com os alunos do PIBID/Matemática da Universidade Federal Fluminense. A oficina também foi oferecida para professores na abertura do ano letivo das escolas católicas de Niterói.
​
Documento complementar de Computação na Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file
​
Metodologias Ativas
Guia prático de utilização de Metodologias Ativas http://www2.ugb.edu.br/Arquivossite/Editora/pdfdoc/Guia_De_Metodologias_Ativas.pdf , material claro que especifica todas as metodologias classificadas como um método ativo de ensino e aprendizagem.
​
​
Diferentes abordagens e aplicações de metodologias ativas no livro
https://editoranaraiz.wordpress.com/2021/03/23/metodologias_ativas/
​
​
Live do professor José Moran com o propósito de ser uma introdução às metodologias e alguns exemplos de como estão sendo utilizadas por professores na Educação Básica com apoio das tecnologias. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Yyl62cP67Vo.
Ferramentas Digitais de programação
Estes endereços correspondem a ferramentas digitais que possibilita o desenvolvimento de algoritmos e o pensamento lógico - matemático em linguagens de programação por bloco ou orientado a objeto.
​
http://lite.acad.univali.br/portugol/
​
https://compute-it.toxicode.fr
​
​
​
​
https://www.robomindacademy.com/robomind/home
​
https://education.lego.com/pt-br/lessons/ev3-robot-trainer
​
https://jupyter.org/try-jupyter/lab/
​