Este repositório encontra-se um compilado de materiais didáticos sobre pensamento computacional, metodologias ativas e ferramentas digitais que enriquecerá seu conhecimento, para ampliar a prática pedagógico no ensino de matemática com um planejamento estruturado integrando o Pensamento Computacional no Ensino da Matemática.
Pensamento Computacional
Atualizações constantes sobre a Computação no ensino básico através de documentos oficiais, teses, dissertações, artigos e links direcionados você encontra no https://www.computacional.com.br , site desenvolvido pelo Christian Brackmann.
CSunplugged Classic desenvolvido por Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows da University of Canterbury, Nova Zelândia, e disponibilizado sob licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.
Uma oficina https://www.youtube.com/watch?v=nFI5RKQVVMs realizada com os alunos do PIBID/Matemática da Universidade Federal Fluminense. A oficina também foi oferecida para professores na abertura do ano letivo das escolas católicas de Niterói.
Documento complementar de Computação na Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file
Metodologias Ativas
Guia prático de utilização de Metodologias Ativas http://www2.ugb.edu.br/Arquivossite/Editora/pdfdoc/Guia_De_Metodologias_Ativas.pdf , material claro que especifica todas as metodologias classificadas como um método ativo de ensino e aprendizagem.
Diferentes abordagens e aplicações de metodologias ativas no livro
https://editoranaraiz.wordpress.com/2021/03/23/metodologias_ativas/
Live do professor José Moran com o propósito de ser uma introdução às metodologias e alguns exemplos de como estão sendo utilizadas por professores na Educação Básica com apoio das tecnologias. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Yyl62cP67Vo.
Ferramentas Digitais de programação
Estes endereços correspondem a ferramentas digitais que possibilita o desenvolvimento de algoritmos e o pensamento lógico - matemático em linguagens de programação por bloco ou orientado a objeto.
http://lite.acad.univali.br/portugol/
https://compute-it.toxicode.fr
https://www.robomindacademy.com/robomind/home
https://education.lego.com/pt-br/lessons/ev3-robot-trainer
https://jupyter.org/try-jupyter/lab/