Esta Sequência Didática propõe abordar os objetos do conhecimento: Plano Cartesiano e Distância entre dois pontos, com o Pensamento Computacional desenvolvendo habilidades de abstração e algoritmos, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas.
“ Essa técnica foi criada no Canadá na década de 60, visando que os alunos desenvolvam habilidades críticas e, sobretudo, analíticas a respeito das situações enfrentadas em suas profissões. Sendo assim, é importante que os problemas apresentados aos alunos simulem situações que eles poderão ou irão encontrar quando inseridos no mercado de trabalho” (ALCANTRA, 2020).
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na qual o professor apresenta problemas cotidianos para os estudantes solucionarem e, a partir do contexto do problema, os objetos do conhecimento são abordadas e, juntos, os alunos chegam a uma conclusão de como resolver esse problema. Este método promove a interdisciplinaridade, um dos focos centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Comments