Esta Sequência Didática propõe abordar os objetos do conhecimento: Sequência Numérica e Progressão Aritmética com o Pensamento Computacional desenvolvendo habilidades de abstração, decomposição, reconhecimento de padrão e a implementação de algoritmos através de fluxograma e pseudocódigo utilizando a linguagem de programação Portugol. Além disso, a sequencia didática amplia o olhar pedagógico na prática ao aplicar a metodologia de Gamificação que imerge o estudante no processo de aprendizagem.
Play no jogo! Prepare-se para gamificar suas aulas utilizando a Gamification, ou seja, "é o uso das mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas” (KAPP, Karl M. 2002).
Utiliza-se de elementos de jogos como: progresso, pontuação, avatares, desafios e rankings, os quais são propostos nas atividades desta sequência didática, despertando o interesse dos estudantes para alcançar os melhores resultados, como também o desenvolvimento das competências socioemocionais de responsabilidade e autonomia, cooperação e competição saudável, disciplina, pensamento científico, crítico e criativo que são de grande valia para aprendizagem do estudante. Vale ressaltar que estas competências socioemocionais estão explícitas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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